Apesar de a logomarca estar em dicionários e ser a palavra do vocabulário de muitos, usar o termo logotipo é o correto.
O que é logo?
Logo é a abreviação de logotipo.
O que é Logotipo?
Logotipo é um arranjo visual, formado por uma tipologia, um desenho, símbolo ou ícone, representado por uma figura que faz com que uma marca seja prontamente reconhecida.
Um logotipo faz parte do manual de identidade visual de uma marca e, por conta disso, a ideia é que esse tenha características únicas, a fim de se diferenciar de outras marcas.
Um logo geralmente é composto pela tipologia (parte escrita – textual) e por um símbolo, podendo ser usados juntos ou separadamente.
Um exemplo muito fácil de assimilar é o da empresa Apple. O nome da empresa é Apple, mas o símbolo da maçã gera identidade no público e na maioria das vezes é usado sem o acompanhamento da tipologia. O mesmo ocorre com a Nike, a Lacoste e o McDonald ‘s.
Mas nem todos os logotipos precisam ter um símbolo. Temos como exemplo a Coca-Cola, que é reconhecida mundialmente apenas com sua tipologia estilizada.
Veja outras marcas que não possuem um símbolo e usam somente a tipologia como logotipo:
A origem da palavra logotipo
A palavra logotipo vem do grego “logos” que significa ciência, estudo, tratado. Porém, alguns filósofos como Sócrates, ampliaram o seu sentido, definindo como razão ou significado.
O termo é a junção de logos (significado ou conceito) com a palavra typos (símbolo). Dessa forma, a tradução livre seria “significado de um símbolo”.
E o que é logomarca?
Etimologicamente a palavra logomarca é um pleonasmo. Veja abaixo o motivo.
Logo: origem do idioma grego antigo e significa significado.
Marca: origem do idioma germânico e significa significado.
= significado do significado 🤔
A palavra logomarca é formada pelo prefixo logo + radical marca. Como vimos acima, o prefixo logo significa “significado” e marca também significa “significado”, o que então constituiria “significado do significado”. No mínimo estranho, não é mesmo? Por isso que seu uso, para os profissionais de marketing e publicitários, é considerado redundante, errado.
Apesar de seu uso ser errado etimologicamente, o termo está em alguns dicionários com o significado de logotipo, o que ainda pode confundir quem pesquisa.
Tornou-se aceitável e completamente entendível, quando alguém usa o termo logomarca para se referir à logotipo, cabendo ao interlocutor interpretar que se trata de uma representação gráfica de alguma coisa.
Por que ter um logotipo é tão importante para uma marca?
A marca é o que faz a conexão entre uma organização e o público. Ela representa os valores, a missão e a visão do negócio. Tudo isso é utilizado como base na construção dos elementos gráficos que compõem um logotipo logomarca, como símbolos, tipografia, cores e outros detalhes.
Nos exemplos que citamos acima, você pôde compreender o quanto isso é representativo. A marca Apple, por exemplo, é simplesmente inconfundível. Seu símbolo é um ícone facilmente reconhecido em qualquer lugar do mundo.
Mesmo que a marca esteja iniciando no mercado, é muito importante investir em um projeto de identidade visual. Iniciar um trabalho sem esse cuidado, pode deixar de transmitir, não só uma facilidade para o reconhecimento imediato do seu negócio, mas também seriedade e o profissionalismo que a empresa precisa para ganhar credibilidade no segmento em que atua.
O logo representa a assinatura da marca no mercado e tratar o desenvolvimento deste como algo secundário ou de pouca importância, gerará um prejuízo incalculável a longo prazo, por diversos fatores. Para ficar ainda mais claro, iremos pontuar alguns motivos pelos quais sua marca precisa considerar isso:
- A sua identidade reflete o seu negócio;
- A primeira impressão é importantíssima na prospecção;
- Logotipos e Logomarcas influenciam as decisões das pessoas;
- Você mostra uma imagem profissional, responsável e comprometida;
- É uma forma de comunicar os valores da marca;
- Você é facilmente identificado diante da concorrência;
- Ajuda na promoção da fidelidade e lealdade à marca.
Se mesmo criativo e bem elaborado já é difícil ser reconhecido pela audiência — devido ao bombardeio de informações que o público recebe constantemente — um logotipo sem estratégia e irrelevante é tudo o que um negócio deve evitar. Fazer com que o logo seja de fácil reconhecimento e, portanto, constantemente lembrado, exige uma atenção especial na concepção da identidade visual de uma marca.
Uma dica importantíssima é não fazer esse serviço com qualquer pessoa. Sempre procure por profissionais especializados no assunto. Isso porque, eles detêm o conhecimento necessário para transmitir visualmente como a marca deseja ser vista no mercado.
A identidade visual da sua marca transmite o que você deseja?
Essa é uma pergunta que nós empresários precisamos nos fazer constantemente. E caso a resposta seja “não”, é o momento de pensar em renová-la.